
Gestão do conhecimento em pequenas e médias empresas

Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial

Gestão em processos produtivos

Guia prático de planejamento e gestão ambiental
Produzir mais, com mais qualidade e de forma ambientalmente correta, proporciona algumas vantagens competitivas para as organizações que se utilizam desse conceitos, visto que essas vantagens se torna, muitas vezes, os pilares de sustentação de seus negócios.
Empresas que buscarem o equilíbrio ecológico contribuirão para a manutenção dos padrões atuais e as necessidades das futuras gerações.

Iniciação à Teoria das Organizações

Inteligência emocional: suas capacidades mais humanas

Interação humana e gestão: a construção psicossocial das organizações de trabalho

Introdução à engenharia de produção
Os seus capítulos, escritos de forma didática e acessíveis àqueles que estão travando conhecimento com os conteúdos apresentados, permitem que o leitor percorra rapidamente o essencial da Engenharia de Produção e das suas principais áreas de abrangência. Este livro tem como objetivo apresentar a Engenharia de Produção e as suas principais áreas de conhecimento e atuação. Ele permite que o leitor tenha seu primeiro contato e adquira suas primeiras impressões sobre a Engenharia de Produção. Os capítulos são apresentados de forma didática, em linguagem acessível aos neófitos em Engenharia de Produção e ilustrados por exemplos práticos.

Introdução Gestão do Meio Urbano

Lean seis sigma para serviços

Liderança
“O que é mais importante para a liderança que obtém resultados: QI [Quociente de Inteligência] ou QE [Quociente Emocional]? O paradoxo é que ambos importam, mas de formas bem diferentes”, afirma Goleman em Liderança, uma compilação de textos que escreveu para a Harvard Business Review e outras publicações de negócios.
No livro, o autor observa que não há dúvida de que o QI é a melhor forma de encaminhar as pessoas para as carreiras que lhes são mais adequadas: é preciso um QI com um desvio padrão (um QI de 115) para lidar com a complexidade cognitiva de profissões como medicina, direito ou contabilidade, ou para ser um executivo de alto nível. No entanto, uma vez que as pessoas estejam nesses papéis, a capacidade do QI como previsor do sucesso decai gradualmente. “Todos nesses papéis foram selecionados por conta do QI alto, de modo que todos são bem inteligentes. Mas na hora de prever quem dentre essas pessoas extremamente inteligentes irá emergir como a mais produtiva, o melhor membro de equipe ou um líder destacado, a inteligência emocional passa a ter mais importância. Isso ocorre porque as habilidades da inteligência emocional — quão bem gerimos nossa vida e nossos relacionamentos — são as habilidades que distinguem aqueles com desempenho excepcional. E quanto mais se sobe em uma organização, maior a importância da IE para distinguir os líderes mais eficazes”, escreve Daniel Goleman.
Liderança reflete a evolução do pensamento do autor, especialmente no que diz respeito às últimas pesquisas da neurociência sobre a dinâmica dos relacionamentos e o real impacto da inteligência emocional no resultado financeiro de uma empresa. Uma leitura essencial para líderes, coaches e educadores empenhados em promover práticas gerenciais, desempenho e inovação de excelência no universo empresarial.

Liderança baseada em princípios

Liderança em foco
Mediante um diálogo cativante, Eugenio Mussak e Mario Sergio Cortella despertam nossa atenção para aspectos essenciais da boa liderança – papel que pode ser desempenhado com entusiasmo por qualquer um de nós.

Liderança ética, um desafio do nosso tempo

Liderança na era da turbulência econômica

Liderança: a força do temperamento

Liderança: uma questão de competência

Maestro de voo: Pedro Janot e Azul - uma vida em desafios

Manual de treinamento e desenvolvimento: processos e operações

Mapeamento e gestão por processos - BPM: gestão orientada à entrega por meio de objetos

Marketing de relacionamento: maior lucratividade para empresas vencedoras

Marketing essencial: conceitos, estratégias e casos

Metodologia do projeto: planejamento, execução e gerenciamento
Da sua extensa experiência profissional, o autor afirma que, os esforços feitos pelas empresas por maior eficiência e lucratividade, podem ser completamente anulados pela má execução de seus projetos.
Em um grande número de empresas, as deficiências têm origem já no planejamento do projeto, com a proposição dos prazos e de objetivos técnicos, econômicos e financeiros incoerentes ou conflitantes, e em alguns casos, até radicalmente incompatíveis.

Motivando o talento humano
Neste livro, por meio de pequenas dicas, lembretes e histórias para reflexão, são abordados diversos temas que levam pessoas e equipes a ser mais produtivas e motivadas.
É um livro prático, que procura despertar o leitor para o fato de que a excelência é alcançada através de pequenas ações em seu dia-a-dia, mudanças de hábitos que podem ajudá-lo nesta conturbada, dinâmica e nova realidade mundial. É importante lembrar: olhos atentos, mente aberta e disposição para mudar são, hoje, requisitos essenciais para a conquista da excelência pessoal.

Mulheres lideram melhor que homens

Navegando com o sucesso: lições de liderança, trabalho em equipe e capacidade de superar desafios

Negociando para o sucesso

O 8º hábito da eficácia à grandeza

O Blues do consumidor: por que seu cliente não está satisfeito

O gênio da negociação: as melhores estratégias para superar os obstáculos e alcançar excelentes resultados

O lado humano da qualidade: maximizando a qualidade de produtos e serviços através do desenvolvimento humano

O negociador

O negociador de um minuto: passos simples para conseguir os melhores acordos
Don Hutson e George Lucas estão aqui para remediar esta praga da fobia de negociações. Hutson e Lucas contam a história de Jay Baxter, que faz mais vendas do que qualquer outra pessoa na empresa em que trabalha, mas acaba tendo problemas porque suas margens de lucro são bem pequenas – ele oferece muito para fechar um negócio. É aí que entra O Negociador Minuto, que ensina a ele um processo de negociação em três passos que não apenas o ajuda a ter mais lucro por venda, mas que pode ser aplicado em qualquer lugar, no trabalho ou fora dele. O segredo do processo é a flexibilidade. A grande maioria dos livros sobre negociação prega um dos dois mandamentos: colaborarás ou competirás. Mas não há duas negociações que sejam iguais – uma estratégia não serve para todos os casos.

O poder da inteligência emocional: a experiência de liderar com sensibilidade e eficácia
O Poder da Inteligência Emocional está estruturado da seguinte maneira:
Parte I: O poder da inteligência emocional, Liderança primária, Liderança ressonante, A neuroanatomia da liderança, O repertório da liderança, Os estilos dissonantes, Aplique com cuidado;
Parte II: Como fazer líderes, Tornando-se um líder ressonante, As cinco descobertas, A motivação para mudar, Metamorfose, Como sustentar a transformação da liderança;
Parte III: Construindo organizações emocionalmente inteligentes, A realidade emocional das equipes, A realidade e a visão ideal, Como dar vida ao futuro da organização, Provocando Uma Mudança Sustentável.

O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios
Há duas décadas pesquisando ao lado de psicólogos, sociólogos e publicitários, cientistas do cérebro começaram finalmente a entender como os hábitos funcionam – e, mais importante, como podem ser transformados. Embora isoladamente pareçam ter pouca importância, com o tempo, têm um enorme impacto na saúde, na produtividade, na estabilidade financeira e na felicidade.
Com base na leitura de centenas de artigos acadêmicos, entrevistas com mais de trezentos cientistas e executivos, além de pesquisas realizadas em dezenas de empresas, o repórter investigativo do New York Times Charles Duhigg elabora, em O poder do hábito, um argumento animador: a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar bem os filhos, se tornar uma pessoa mais produtiva, criar empresas revolucionárias e ter sucesso é entender como os hábitos funcionam. Transformá-los pode gerar bilhões e significar a diferença entre fracasso e sucesso, vida e morte. Duhigg conclui por que algumas pessoas e empresas têm tanta dificuldade em mudar, enquanto outras o fazem da noite para o dia. Descobre, por exemplo, como hábitos corretos foram cruciais para o sucesso do nadador Michael Phelps, do diretor executivo da Starbucks, Howard Schultz, e do herói dos direitos civis, Martin Luther King, Jr.: “Eles tiveram êxito transformando hábitos. Todos começam com um padrão psicológico. Primeiro, há uma sugestão, ou gatilho, que diz ao seu cérebro para entrar em modo automático e desdobrar um comportamento.
Depois, há a rotina, que é o comportamento em si. Para alterar um hábito, é preciso modificar os padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas. Entendendo isso, você ganha a liberdade – e a responsabilidade – para começar a trabalhar e refazê-los”, diz o autor.
Um dos exemplos citados pelo autor diz respeito a ele próprio. Duhigg explica como conseguiu parar de consumir cookies no meio do dia de trabalho ao compreender o hábito que o levava diariamente a uma cafeteria para comê-los, mesmo sem fome – as visitas diárias ao lugar ocorriam por necessidade de socialização. “Refiz o hábito e, agora, pelas 15h30, levanto da minha mesa e procuro alguém para conversar por 10 minutos. E não como um cookie há seis meses”, conta ele. A prática é um dos segredos para a mudança: “Tarefas que parecem incrivelmente complexas no início, como aprender a tocar violão e falar uma língua estrangeira, podem se tornar muito mais fáceis depois de executadas inúmeras vezes. Maus hábitos, como fumar e beber demais, são superados quando aprendemos novas rotinas e a praticamos incessantemente.”
Há ainda, segundo Duhigg, os chamados “hábitos mestres”, capazes de desencadear uma série de reações no modo da pessoa organizar sua própria vida. Um bom exemplo de um hábito mestre é o exercício físico. “Quando as pessoas começam a se exercitar regularmente, começam a mudar outros comportamentos que não estão relacionados à atividade física. Passam a comer melhor e a levantar da cama mais cedo. Fumam menos e se tornam mais pacientes. (…) Não está completamente claro porque isso ocorre, mas está provado que exercício é um hábito mestre, que propaga mudanças em todos os aspectos da vida.”

O poder do não positivo: como dizer não e ainda chegar ao sim

O ponto da virada: como pequenas coisas fazem uma grande diferença

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Os novos paradigmas: como as mudanças estão mexendo com as empresas

Processos circulares

Processos da negociação

Redação empresarial

Responsabilidade e autoridade social das empresas

Responsabilidade social das grandes corporações ao terceiro setor
Com clareza, objetividade e reflexão crítica, Ilana Goldstein oferece um painel abrangente das mudanças históricas que explicam e contextualizam a importância do terceiro setor e da responsabilidade social empresarial nos dias de hoje. Apresenta e discute os conceitos fundamentais dessas áreas e mostra como elaborar, gerir e avaliar projetos de âmbito social, ambiental, cultural e educacional. Assim, contribui para a formação de profissionais críticos, éticos e reflexivos, mais preparados, portanto, para enfrentar os desafios e as contradições da gestão social no mundo contemporâneo.
O livro conta ainda com a análise de casos reais de boas práticas de responsabilidade social de empresas, associações e empreendedores, mostrando que ideias criativas, flexibilidade e parcerias sólidas valem tanto quanto (ou mais que) os recursos financeiros para o sucesso de uma iniciativa.